Advocacia para a
Área da Saúde
KNIJNIK LUCION
Sociedade Individual de Advocacia
OAB/RS 11.498
18 de novembro de 2021
A violência contra a pessoa idosa é uma preocupação de toda sociedade. Pensando nisso, em 2006 a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (organização composta por entidades ligadas aos direitos humanos e à defesa da vida) estabeleceram que o dia 15 de junho seria Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Não se trata apenas de violência física, mas também a violência psicológica, o abandono, a negligência com os cuidados de saúde, alimentação, afeto e a exploração econômica, o que infelizmente se agravou em razão da COVID-19. Além de coibir, é preciso conscientizar a população da importância dos cuidados e do não abandono da população idosa.
Por isso, no mês de junho estão sendo lançadas diversas campanhas de entidades governamentais e da sociedade civil visando à disseminação de conhecimento, informações e práticas sobre os direitos dos idosos, envelhecimento mais saudável e tranquilo.
Em casos de suspeitas de maus-tratos, existem vários canais de denúncia para proteção que devem ser acionados:
A garantia da dignidade da população idosa é um dever de toda a sociedade e deve ser constantemente reforçada por todos.
A Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada no ano de 2018, estabelece regras sobre coleta, armazenamento, compartilhamento e tratamento de dados pessoais.
Conheça os seus direitos: o que o seu plano de saúde deve atender, manutenção do direito de cobertura assistencial, revisão de preços das mensalidades.
Defesa Jurídica e Direito Preventivo para Médicos, Clínicas e Consultórios. Atuação com ética e comprometimento na defesa de processos por erro médico.